PT não consegue urnas eletrônicas e terá voto impresso em eleições internas

A executiva nacional do PT decidiu nesta quarta-feira (21) que as eleições internas da sigla, marcadas para o dia 6 de julho, serão realizadas em cédula de papel.

A decisão foi tomada após a legenda não conseguir que a Justiça Eleitoral emprestasse urnas eletrônicas para o processo.

O PT havia consultado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade, mas foi informado pelo órgão de que a decisão sobre o empréstimo cabia aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O partido defendia o uso das urnas no processo interno por avaliar que os equipamentos são mais seguros e confiáveis, além de agilizar a divulgação de resultados.

Segundo informações de dirigentes do partido, apenas parte dos 27 TREs concordou em emprestar os equipamentos.

Sem uma decisão unificada da Justiça Eleitoral, e para evitar que estados tivessem processos eleitorais diferentes, a sigla optou por definir que o pleito será inteiramente feito em cédulas.

“Como o TSE não consegue fornecer urnas eletrônicas em todos estados e cidades onde haverá votação, chegamos à conclusão de que é melhor fazer com cédulas para ficar igual no Brasil inteiro. Faremos como no último PED [Processo de Eleição Direta]”, afirmou ao g1 o secretário-geral do partido, Henrique Fontana.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados