Samir Xaud é o novo presidente da CBF. O dirigente de Roraima foi confirmado no comando da confederação na manhã deste domingo (25), após eleição realizada na sede da entidade. Ele, que recebeu votos de 26 federações e 20 clubes, assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029.
O pleito também definiu os oito vice-presidentes da CBF. Dois deles já compõem a atual estrutura da entidade: Fernando Sarney, que atuou como interventor após a saída de Ednaldo, e Gustavo Dias Henrique.
Os outros seis nomes da chapa vencedora são: Michelle Ramalho Cardoso, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), que será a primeira mulher a ocupar a vice-presidência na história da CBF, Flavio Zveiter, Ricardo Gluck Paul, José Vanildo, Ednailson Rozenha e Rubens Angelotti.
Apesar de ser candidato único, Xaud não conseguiu unanimidade de votos – como ocorreu na eleição anterior, que reelegeu Ednaldo Rodrigues.
Parte dos clubes, que tinham declarado apoio a Reinaldo Carneiro Bastos há uma semana, boicotou o processo e dispensaram, inclusive, a possibilidade de voto online, o que foi proposta pela comissão da eleitoral em dia de rodada do Brasileiro. Operário e Santos, por outro lado, furaram o boicote. Bragantino e Ferroviária disseram que viriam e não compareceram.