A disputa interna no Progressistas (PP) para a sucessão ao Governo da Paraíba em 2026 ganhou mais um capítulo nessa segunda-feira (2), com declarações divergentes entre duas das principais lideranças do partido: o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, Lucas afirmou que a escolha do nome que representará o grupo governista na próxima eleição estadual não pode ser definida apenas por pesquisas de intenção de voto. Segundo ele, outros fatores devem ser considerados na decisão.
“Se dependesse de pesquisa Daniella [Ribeiro] não seria senadora, tava com 2%. O governador João Azevêdo também. Então é preciso analisar os outros fatores também”, afirmou Lucas, rebatendo o que tem sido defendido por Cícero nos bastidores e em declarações públicas.
Lucas Ribeiro, que assume o Governo do Estado caso João Azevêdo (PSB) dispute o Senado, tem aparecido como um possível nome para a cabeça da chapa governista, o que o coloca em rota de colisão indireta com Cícero Lucena, também do PP, que já admitiu o desejo de concorrer ao Governo.
Em entrevista recente, Cícero defendeu a realização de pesquisas qualitativas e quantitativas como principal critério para a escolha do candidato da base aliada.
“A pesquisa é uma boa forma de fazer isso. Que seja pesquisa quantitativa, qualitativa, para que a gente, esse aglomerado, entenda qual é a vontade do povo e respeite a vontade do povo”, argumentou o prefeito da Capital.
A disputa entre Lucas e Cícero tende a esquentar nos próximos meses, sobretudo à medida que os apoios internos e os números das pesquisas comecem a ganhar mais peso nas discussões.