A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), a Operação Atadura, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas, que utilizava o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em Bayeux, como rota de entrada de cocaína na Paraíba.
A investigação teve início no dia 29 de janeiro de 2025, quando uma mulher foi presa em flagrante transportando cerca de 3 kg de cocaína presos ao corpo. A partir da análise de dados obtidos, foi possível identificar uma rede criminosa estruturada, com ramificações em diversos estados do país.
Nesta fase da operação, além de diligências investigativas, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos na modalidade interestadual, cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão, além da aplicação de multa.
O nome da operação — Atadura — faz alusão à forma utilizada para ocultar a droga junto ao corpo da transportadora, simbolizando também o vínculo entre os integrantes da organização criminosa.
As investigações continuam com foco na identificação completa da cadeia de atuação do grupo criminoso e no enfrentamento das estruturas logísticas utilizadas no tráfico de drogas em aeroportos do país.