Supermercado é condenado a pagar R$ 30 mil por injúria racial a funcionário na Paraíba

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) condenou, nesta segunda-feira (6), um supermercado a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais a um funcionário que foi vítima de injúria racial no ambiente de trabalho.

De acordo com o processo, o trabalhador foi alvo de ofensas com teor racista feitas por colegas, que chegaram a fazer comparações humilhantes e referências à escravidão. A Justiça entendeu que essas atitudes configuram discriminação racial.

Os desembargadores também consideraram que os chefes do setor, mesmo presenciando as agressões, não tomaram providências eficazes para impedir ou punir o comportamento dos agressores. Por isso, o supermercado foi responsabilizado pelos atos dos empregados.

Para fixar o valor da indenização, o Colegiado considerou os critérios de proporcionalidade e as normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como a atuação posterior da empresa, que abriu sindicância para apurar as agressões.

O TRT-13 também determinou o envio do caso ao Ministério Público da Paraíba, para que avalie a possibilidade de abertura de um processo criminal por injúria racial.

Da decisão cabe recurso.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados