A Câmara dos Deputados contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para modernizar as redes sociais da Casa.
O contrato, assinado no início deste mês, prevê que a Câmara gaste quase R$ 5 milhões com o serviço.
Estudada ao longo dos últimos meses, a contratação faz parte de uma tentativa do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para melhorar a imagem e a comunicação da Casa.
O cronograma proposto pela FGV prevê:
- a oferta de treinamentos
- mentorias
- mapeamento de gargalos
- construção de manual para as mídias sociais da Câmara
A consultoria também deve discutir como melhorar a recepção dos conteúdos e a criação de um laboratório para impulsionar a produção audiovisual da Casa.
Melhorias na comunicação da Câmara dos Deputados têm sido cobradas por parlamentares desde a campanha de Hugo Motta ao comando da Casa. O paraibano já se referiu ao pleito como uma das “maiores cobranças” apresentadas por deputados.
Parlamentares reclamam de gargalos nas divulgações de mandato e da ausência de ferramentas para produção de conteúdos.
Na Casa, também circulam pesquisas e monitoramentos que apontam uma percepção popular negativa em relação à Câmara.
Deputados avaliam que, em temas polêmicos, como a PEC da Blindagem, as redes institucionais da Câmara não conseguiram alcançar o público, favorecendo o que chamam de uma “narrativa” contra a proposta.