Wallber Virgolino é confirmado pelo PL como pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo

O Partido Liberal (PL) oficializou o nome do deputado estadual Wallber Virgolino como pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo para as eleições suplementares de 2026. A definição ocorreu após encontro com o presidente estadual da sigla, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que deve assumir a coordenação da campanha.

A pré-candidatura foi reforçada pelo próprio deputado em publicação nas redes sociais, na manhã desta terça-feira (23). Na mensagem, Wallber afirmou: “As batalhas não pertencem aos fortes, mas àqueles que se ajoelham diante de Deus antes de se levantarem para lutar”.

Além do respaldo do PL, Wallber também garantiu o apoio do senador Efraim Filho (União Brasil). Em 2024, os dois estiveram em lados opostos da disputa, já que Efraim apoiou André Coutinho, vencedor do pleito à época, mas que acabou tendo o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.

Na última eleição municipal, Wallber Virgolino alcançou 21,46% dos votos válidos, totalizando 8.413 votos, enquanto o candidato mais votado obteve 25.966.

Eleições suplementares

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta quinta-feira (18), a resolução que estabelece as instruções e o calendário para a realização de novas Eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Cabedelo. O pleito foi marcado para o dia 12 de abril de 2026 (domingo), com a utilização do sistema eletrônico de votação e apuração.

A relatoria do processo ficou a cargo do vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Em seu voto, o magistrado destacou que “a data foi definida atentando-se aos prazos do calendário eleitoral de 2026, principalmente ao fechamento do cadastro em maio de 2026”, garantindo a harmonia entre o pleito suplementar e os preparativos para as Eleições Gerais.

A decisão ocorre após o TRE-PB manter, na última segunda-feira (15), a cassação dos mandatos do prefeito André Coutinho (Avante), da vice-prefeita Camila Holanda (PP) e do vereador Márcio Silva (União Brasil), todos acusados de compra de votos nas eleições de 2024 com suposto envolvimento de facções criminosas.

De acordo com o texto aprovado, apenas estarão aptos a votar as eleitoras e os eleitores que possuíam inscrição eleitoral regular no município até o dia 13 de novembro de 2025, respeitando o prazo de 150 dias anteriores à eleição previsto no Art. 91 da Lei nº 9.504/97.

Convenções e Registro de Candidaturas

Poderá participar das eleições o partido que até seis meses antes do pleito tenha registrado o seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possua até a data da convenção órgãos de direção constituído no município de acordo com respectivo estatuto.

O calendário eleitoral aprovado detalha os prazos para os partidos políticos que desejam participar da disputa. As convenções partidárias destinadas à escolha de candidatos e à formação de coligações deverão ser realizadas no período de 29 de janeiro a 14 de fevereiro de 2026.

Após a definição dos nomes, os partidos terão até as 19h do dia 24 de fevereiro de 2026 para solicitar o registro de seus candidatos junto ao Juízo Eleitoral. Já a propaganda eleitoral será permitida somente a partir do dia 25 de fevereiro, seguindo as normas de transparência e igualdade de condições entre os concorrentes.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados