Na semana de retomada dos trabalhos no Congresso Nacional, o presidente Lula aposta em uma articulação política já conhecida de outros mandatos: um encontro informal com líderes do Legislativo. O chefe do Executivo vai recepcionar os presidentes da Câmara e do Senado, além de líderes da base aliada, em um churrasco na Granja do Torto, em Brasília, na próxima quarta-feira.
A informação foi confirmada à Jovem Pan pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). De acordo com ele, os detalhes do encontro ainda estão sendo ajustados e devem ser fechados na próxima segunda-feira.
Interlocutores do presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmaram que ele estará presente. Motta já falou neste ano que um apoio a Lula no palanque da Paraíba dependeria de gestos concretos.
A iniciativa do Planalto busca resgatar um modelo de diálogo que Lula já utilizou em gestões anteriores, mas que será inédito neste mandato. A avaliação interna é de que o ambiente descontraído pode ajudar a reforçar a unidade da base governista logo no início do ano legislativo, em um período considerado estratégico, às vésperas do calendário eleitoral.
