MP investiga Prefeitura de Mataraca por irregularidades na contratação de clínica de aliado do prefeito e do vice

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para investigar a Prefeitura de Mataraca pela contratação irregular de uma empresa para prestação de serviços médicos no município. A instauração ocorre após o esgotamento do prazo da Notícia de Fato para apurar a denúncia do descumprimento de um item do edital de licitação para beneficiar a clínica que pertence a um aliado político do prefeito Eymard Pedrosa (PSB) e do seu vice, Izaías Bessa (Mobiliza).

No documento, o promotor Ítalo Mácio de Oliveira Sousa, da 4ª Promotoria de Justiça, afirma que, de acordo com uma informação encaminhada ao MPPB, a Prefeitura de Mataraca deixou de aplicar os critérios de desempate previstos no edital de credenciamento lançado, que beneficiou a contratação da empresa Andreola Clínia Médica LTDA. No mesmo processo, a empresa Diagnoclin – Laboratório Clínico Ltda também foi selecionada para a prestação do serviço.

O inquérito destaca que a empresa Andreola Clínica Médica LTDA pertence a João Andreola Diniz Júnior, apontado como aliado político do prefeito e do vice-prefeito. O promotor de justiça afirmou, no documento, que, caso seja confirmada a ligação entre os citados, o descumprimento do edital caracteriza desvio de finalidade e violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e isonomia por parte da Prefeitura de Mataraca.

João Andreola Diniz Júnior também é concunhado do ex-secretário de Saúde, Matheus Dias dos Santos, que estava na titularidade da pasta na época da contratação, conforme aponta o inquérito. Segundo o MP, anteriormente, ao ser notificada, a gestão municipal limitou-se a declarar a legalidade da contratação e informar que o sócio da empresa contratada não é parente do ex-secretário, apenas concunhado.

O MPPB evidenciou que o inquérito foi instaurado para realizar a produção de provas e diligências para elucidar a contratação da clínica Andreola Clínica Médica LTDA, tendo em vista que a Prefeitura de Mataraca não disponibilizou documentação acerca do processo de licitação, tampouco “quanto à regularidade da habilitação, à aplicação correta dos critérios de desempate à motivação do ato administrativo e à observância dos princípios constitucionais.”

A Procuradoria da Prefeitura de Mataraca foi notificada para apresentar os documentos contendo a cópia integral do Processo de Credenciamento nº 003/2025, incluindo todos os atos, despachos, pareceres, manifestações e documentos que o compõem, desde a fase preparatória até a contratação. Além disso, a gestão também terá que disponibilizar o demonstrativo dos pagamentos já efetuados à empresa Andreola Clínica Médica LTDA em razão do contrato de credenciamento, com notas fiscais e comprovantes de execução dos serviços.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados