O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (22) que não cabe a ele “dar palpite” sobre como foi realizado o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói que contava com um enredo em sua homenagem.
Perguntado sobre o que pensava a respeito da resposta dos evangélicos a uma ala de fantasias chamada de “neoconservadores em conserva”, Lula respondeu:
“Eu não penso. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa”, afirmou.
Ainda sobre o desfile, o presidente disse acreditar que a homenagem foi feita mais para a sua mãe, Dona Lindu, do que a ele.
“É uma pena que a minha mãe já tivesse morrido e não ouvisse a música. A música é, na verdade, uma homenagem à minha mãe. É a saga dela de trazer a gente para São Paulo”, disse.
Por fim, Lula afirmou ter gratidão à agremiação pela homenagem e se confundiu ao dizer que visitaria a escola. O petista afirmou que iria pessoalmente agradecer a Acadêmicos de Niterói quando voltasse a São Paulo, mas a agremiação fica na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
“Quando eu voltar a São Paulo, e para o Brasil, vou visitar a escola para agradecer a homenagem que eles prestaram a saga da Dona Lindu”, disse.
No desfile da última semana, a Acadêmicos de Niterói contou a história do presidente Lula desde a infância no Nordeste, passando pela migração com a família para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico e a liderança sindical, até a Presidência da República.
A escola ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro na apuração de quarta-feira (18). A escola fazia sua estreia na elite das agremiações neste ano. Ao longo da apuração, ela recebeu apenas duas notas 10.
