Em jantar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e líderes partidários nesta quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, aos 79 anos, se sente com “muito vigor” e deve concorrer à reeleição em 2026, segundo relatos de participantes.
A reunião durou cerca de duas horas e meia e faz parte de uma tentativa do presidente de se aproximar dos parlamentares. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também estava presente, além de 20 líderes partidários.
Recentemente, um encontro parecido aconteceu com os líderes do Senado.
Parlamentares presentes disseram que o presidente Lula também falou sobre o projeto de lei de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. Ele disse ser contra contra anistiar pessoas que sequer foram condenadas, mas não se aprofundou no assunto.
A reunião acontece um dia depois que o líder do União Brasil, Pedro Lucas (MA), rejeitou o Ministério das Comunicações. Na saída, o parlamentar disse que o clima com Lula foi cordial e que o presidente é experiente.
Segundo relatos, Lula repetiu que quer se aproximar mais dos deputados e fez um convite para que eles estejam presentes em mais viagens – como a que ocorreu para o Japão e o Vietnã. A avaliação é que, durante a comitiva, o presidente conseguiu se aproximar de lideranças com quem ele não tinha tanto contato.