Bolsonaro pede a Moraes prisão domiciliar como alternativa ao regime fechado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que substitua o regime inicial fechado — determinado após a condenação por tentativa de golpe — por prisão domiciliar humanitária. 

A condenação no caso do golpe ainda não foi transita em julgado (ou seja, ainda está na fase de recursos e não foi concluída). Mas a fase de recursos deve acabar nos próximos dias, e Moraes, relator do caso, já poderia ordenar a prisão de Bolsonaro na cadeia. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses. 

O pedido da defesa foi protocolado nesta sexta-feira (21). Os advogados afirmam que Bolsonaro tem “quadro clínico grave”, sofre de “múltiplas comorbidades” e que uma eventual transferência para o sistema prisional representaria “risco concreto à vida”. 

Defesa afirma que vai recorrer, mas pede medida “urgente” 

O documento registra que o acórdão dos embargos de declaração foi publicado em 18 de novembro e que a defesa pretende apresentar embargos infringentes e outros recursos. Apesar disso, os advogados dizem que, diante da possibilidade de execução imediata da pena, é necessário garantir desde já a permanência de Bolsonaro em casa. 

Risco à saúde

O pedido afirma que Bolsonaro: 

  • é portador de hipertensão, apneia do sono e doença aterosclerótica;
  • enfrenta complicações decorrentes do atentado de 2018, incluindo sequelas abdominais e “soluços incoercíveis”;
  • foi diagnosticado em 2025 com câncer de pele;
  • já precisou ir ao hospital três vezes desde o início da prisão domiciliar.

A defesa anexou relatórios médicos e afirma que o ex-presidente “pode demandar atendimento emergencial a qualquer momento”. 

Papuda não teria condições, diz a defesa

Os advogados mencionam relatório da Defensoria Pública do DF, divulgado neste mês, que aponta precariedade no setor destinado a presos idosos na Penitenciária da Papuda. Segundo o documento, as instalações não teriam condições de atender um preso com comorbidades graves.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados