O Botafogo-PB anunciou, nesta segunda-feira (7), a contratação do treinador Antônio Carlos Zago como novo comandante da equipe para a sequência da temporada. A apresentação acontece uma semana após a saída de João Burse, que deixou o clube após a derrota para o Sousa na final do Campeonato Paraibano 2025. Com o treinador também chegam: o preparador físico, Rodrigo Gambaro Chaves, o auxiliar técnico, Arturo Javier Mourinho e o analista Giancarlo.
A chegada de Zago marca um novo momento no planejamento do clube, que mira um desempenho mais sólido nas competições nacionais, especialmente na Série C do Campeonato Brasileiro.
“O Antônio dirigiu recentemente a Seleção Boliviana, ganhou título pelo Bolívar e estava no tradicional The Strongest. Além disso, dirigiu Palmeiras, São Caetano, Fortaleza e RB Bragantino. Trouxemos um treinador que conhece a competição, foi vencedor nela e que sabe o tamanho do nosso desafio”, declarou o CEO da Belo SAF, Alexandre Gallo.
Currículo de peso
Aos 55 anos, Antônio Carlos Zago tem um currículo respeitável no futebol nacional e internacional. Como jogador, teve passagens por clubes como São Paulo, Palmeiras, Roma (ITA) e Seleção Brasileira. Já como técnico, iniciou sua carreira em 2009 e coleciona experiências em clubes importantes, como Internacional, Bragantino, Juventude, Fortaleza e, mais recentemente, Bolívar (BOL) e Kashima Antlers (JAP). Seu último clube foi o The Strongest da Bolívia.
Seu maior destaque recente foi o acesso à Série A com o Juventude em 2020, além de boas campanhas no futebol sul-americano. Zago também é conhecido por implementar equipes organizadas, com bom desempenho tático.
Recomeço no Belo
Zago assume o Botafogo-PB em um momento de reformulação após a perda do título estadual. A diretoria alvinegra busca retomar o caminho das vitórias e reconquistar a confiança da torcida com um nome de peso à beira do campo.
O treinador inicia os trabalhos ainda nesta semana, já de olho na estreia do Belo na Série C, que acontece no próximo sábado (12).