As câmeras corporais adquiridas pelo Governo da Paraíba começaram a ser utilizadas pela primeira vez durante a edição 2025 do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Jean Nunes, em entrevista concedida à Rádio CBN.
Segundo o secretário, cerca de 200 câmeras estão em fase de testes operacionais ao longo da festa junina. “Estamos em fase de treinamento para as equipes”, explicou Nunes, ressaltando que o objetivo é consolidar o uso dos equipamentos nas ações cotidianas da Polícia Militar.
As câmeras corporais começaram a ser adquiridas pelo Estado ainda no final de 2024. Ao todo, 500 dispositivos foram comprados inicialmente, e a expectativa é de ampliação desse número com o apoio do Governo Federal.
A Paraíba foi contemplada pelo edital do Ministério da Justiça que destina recursos para fortalecer o uso de tecnologias de monitoramento pelas forças de segurança. Por meio do programa, o estado deve receber um investimento de R$ 5,5 milhões, o que permitirá a aquisição de novos equipamentos e a ampliação da cobertura nos batalhões.
Os dispositivos devem ser utilizados principalmente pela Polícia Militar e seguirão diretrizes técnicas estipuladas pelo Governo Federal, que incluem tempo mínimo de gravação, registro em nuvem e acionamento automático em determinadas situações operacionais.
O uso de câmeras corporais tem sido adotado em diversos estados como medida de transparência, proteção dos agentes de segurança e dos cidadãos, além de servir como ferramenta de prova em investigações e processos disciplinares.