A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (6) a Operação Expresso do Voto, com o objetivo de combater fraudes relacionadas à transferência de domicílio eleitoral nos municípios de Mamanguape e Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.
As investigações tiveram início após uma requisição da Justiça Eleitoral, que apontava suspeitas de que eleitores teriam solicitado a transferência do título utilizando comprovantes de residência falsos. Com o avanço das apurações, a Polícia Federal identificou indícios de que as transferências irregulares teriam sido “compradas” por um candidato a vereador nas eleições municipais de 2024.
De acordo com os investigadores, além de arcar com os custos das transferências, o candidato também teria oferecido transporte para que os eleitores de outros municípios comparecessem às urnas e votassem nele no dia da eleição. Os eleitores envolvidos também teriam se comprometido a apoiar o candidato suspeito.
Os investigados poderão responder por captação ilícita de votos e falsificação de documentos para fins eleitorais, crimes previstos nos artigos 299 e 349 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65). A Polícia Federal segue com as diligências para aprofundar as investigações e identificar todos os envolvidos no esquema.