O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou a saída dele do Partido Progressistas (PP). O anúncio foi feito por meio de uma nota oficial, emitida na tarde desta sexta-feira (5). Com isso, Cícero também se coloca como pré-candidato ao governo da Paraíba nas eleições de 2026.
No texto, o prefeito da capital paraibana destaca que pesquisas indicam que existe uma preferência dos eleitores pelo nome dele na disputa pelo governo estadual. Mas, de acordo com ele, esses dados teriam sido desconsiderados pelo PP durante a definição do nome mais competitivo do grupo.
O partido pretende lançar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato ao cargo de governador, com o apoio do atual governador João Azevêdo.
“Apesar de todos os apelos por critérios justos e transparentes na escolha do candidato do grupo liderado pelo governador João Azevêdo, e diante da decisão da direção dos Progressistas na Paraíba, de não apoiar esse desejo popular, somada à indefinição sobre o comando da federação União Progressista, que gera instabilidade em todo o projeto, comunico minha desfiliação da legenda”, diz na nota.
Por enquanto, Cícero ainda não revelou em qual partido se filiará. Esse anúncio deverá ser feito após uma viagem dele à Europa.
Leia a íntegra do comunicado
Com a humildade e a lealdade que sempre guiaram minha vida pública, registro que, nos últimos meses, tenho recebido nas ruas o carinho e o incentivo do povo para que eu dispute o Governo do Estado.
Todas as pesquisas, qualitativas e quantitativas, confirmam que a população reconhece o nosso trabalho à frente da Prefeitura de João Pessoa, pela quarta vez, e enxerga que a cidade vive o seu melhor momento.
Esses levantamentos também revelam que meu nome é o que melhor representa um projeto de desenvolvimento sustentável para a Paraíba, consciente de que, para continuar crescendo, o Estado precisa de um gestor experiente e com coragem para enfrentar os desafios.
Apesar de todos os apelos por critérios justos e transparentes na escolha do candidato do grupo liderado pelo governador João Azevêdo, e diante da decisão da direção dos Progressistas na Paraíba, de não apoiar esse desejo popular, somada à indefinição sobre o comando da federação União Progressista, que gera instabilidade em todo o projeto, comunico minha desfiliação da legenda.
Agradeço a todos que fazem parte do PP e reafirmo que levo comigo respeito, amizade e boas lembranças. No momento oportuno, anunciarei minha nova legenda partidária.
Apresento, com confiança e determinação, minha pré-candidatura ao Governo da Paraíba. Vou seguir ouvindo os paraibanos em todas as regiões e, a partir desse diálogo, elaborar o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Paraíba, que vai garantir um futuro seguro para nosso estado, preservando as conquistas e fazendo a Paraíba avançar ainda mais.