O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) voltou a alertar a população sobre a atuação de golpistas que utilizam um site falso para enganar candidatos interessados no Programa Habilitação Social (PHS) e no Programa CNH Social, do Governo Federal. O endereço fraudulento — “gov.cnhssocial.org” — redireciona os usuários ao portal do Ministério dos Transportes e solicita o pagamento de taxas de inscrição.
De acordo com a presidente da Comissão do PHS, Aline Mendes, as inscrições para o programa são gratuitas e realizadas exclusivamente pelo site oficial do Governo da Paraíba: www.habilitacaosocial.pb.gov.br. “Todo o procedimento é gratuito. O Detran não envia boletos, e-mails ou mensagens cobrando valores”, reforçou.
Aline lembra ainda que o programa está atualmente na 4ª chamada, destinada aos candidatos já selecionados para abertura do Renach, com prazo até 28 deste mês. Portanto, não há inscrições abertas no momento.
Desde a última sexta-feira, Centros de Formação de Condutores (CFCs) de várias cidades paraibanas têm denunciado o golpe. As vítimas relataram cobranças de taxas entre R$ 54,00 e R$ 74,00, além do agendamento indevido de atendimentos em autoescolas credenciadas ao Detran-PB.
O órgão reforça que informações oficiais sobre o Programa Habilitação Social devem ser acompanhadas apenas pelos canais oficiais do Detran-PB, incluindo o site institucional e as redes sociais verificadas.
