Dinheiro público hackeado: PF desmantela esquema que desviou R$ 182 mil de prefeitura paraibana

Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação Pando, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico praticados por meio de fraudes bancárias contra a Prefeitura de Poço de José de Moura, no Sertão da Paraíba. Os crimes ocorreram em 2022.

De acordo com as investigações, hackers invadiram contas bancárias da administração municipal e desviaram R$ 182.566,00 para contas pessoais e de terceiros, usados como “laranjas” na operação criminosa.

Com autorização judicial, a PF realizou quebras de sigilos bancários, o que permitiu rastrear os valores e identificar os verdadeiros beneficiários do dinheiro desviado dos cofres públicos.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Suzano e São Paulo (SP), expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa (PB). A Justiça também autorizou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos suspeitos, aprofundando a apuração.

Caso sejam confirmadas a autoria e a materialidade dos crimes, os investigados poderão responder por furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 21 anos de prisão.

O nome da operação, “Pando” — termo em latim que significa “eu me espalhei” — faz alusão à estratégia dos criminosos, que transferiram os valores para dezenas de contas diferentes a fim de dificultar a identificação dos envolvidos e confundir as autoridades.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados