O presidente do União Brasil na Paraíba, senador Efraim Filho, afirmou que não vê obstáculos para a formação de uma federação partidária com o Progressistas, liderado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro no estado. Apesar de atualmente caminharem em campos opostos — com o União liderando a oposição e o PP integrando a base do governador João Azevêdo (PSB) —, Efraim acredita que há espaço para entendimento. A fala foi dada ao blog do jornalista Wallison Bezerra.
O parlamentar revelou que o União Brasil deve se reunir nos próximos dias, após sinalização positiva do Progressistas para abrir diálogo sobre a possível junção das legendas.
Efraim destacou que, embora haja divergências no cenário local, mantém boa relação com lideranças do PP, como Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena. No entanto, enfatizou que, caso a federação se concretize, a tendência é que o comando político fique com seu partido.
“É possível dialogar tanto no plano local quanto no plano federal. Falando da Paraíba, entendo que tenho uma boa relação com Aguinaldo Ribeiro, com Mersinho Lucena. O União tem também o deputado Damião Feliciano. O diferencial é que o União tem um senador com seis anos de mandato, e é provável que o controle da federação seja exercido por nós”, afirmou.
A possível federação reacende especulações sobre os arranjos para 2026, especialmente com o Progressistas ocupando posição estratégica no governo estadual, já que o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) é apontado como possível candidato à sucessão de João Azevêdo.