Exames de Bolsonaro mostram imagem residual de infecções pulmonares, esofagite e gastrite, diz boletim médico

Boletim médico divulgado neste sábado (16) pelo Hospital DF Star, em Brasília, informa que os exames realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro mostraram um quadro de infecções pulmonares, esofagite e gastrite. 

Bolsonaro deixou a prisão domiciliar pela manhã para realizar coleta de sangue e urina, endoscopia e tomografia abdominal. Ele deixou o hospital à tarde, por volta das 14h, sem falar com a imprensa. 

Segundo seus advogados, o ex-presidente tem apresentado refluxo e soluços. 

De acordo com o boletim médico, os exames feitos neste sábado evidenciaram “imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”. 

“A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensa, porém com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo”, diz o boletim médico. 

A recomendação dos médicos, de acordo com o boletim, é que o ex-presidente siga com tratamento da hipertensão arterial e do quadro de refluxo e com medidas preventivas de broncoaspiração. 

O que disseram os médicos

O médico cardiologista Leandro Echenique afirmou que “o tratamento agora é exclusivamente medicamentoso, não precisa de nada de cirurgia”. Ele também disse que Bolsonaro “recebeu as orientações nutricionais e de exercícios para manter massa muscular”. 

Segundo Cláudio Birolini, médico chefe da equipe que realizou cirurgia em Bolsonaro em abril, também foram feitos neste sábado exames para avaliar os resultados daquele procedimento. 

“Aparentemente está tudo em ordem, o trânsito intestinal está preservado, as hérnias estão resolvidas, mas ele persiste com esse quadro de esofagite e algum grau de refluxo. Esse refluxo, provavelmente, como causa dessas pneumonias de repetição que ele tem tido”, disse Birolini. 

“O fato de ele estar em casa agora prejudica um pouco a atividade física, então a gente está sugerindo a ele que intensifique um pouco os exercícios, musculação”, acrescentou. 

“A previsão é de que nós sigamos acompanhando o quadro clínico. Não estão previstas novas intervenções, mas eventualmente outros exames podem ser necessários nas semanas subsequentes.”

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados