Falta de investimento em educação leva TCE a reprovar contas de prefeitura no Sertão da Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu, nesta quarta-feira (16), parecer pela desaprovação das contas do município de Triunfo, no Sertão do Estado, referentes ao exercício de 2022, sob a gestão do então prefeito Espedito Cezário de Freitas Filho.

Durante sessão ordinária híbrida do Pleno, presidida pelo conselheiro Fábio Nogueira, o colegiado acompanhou o voto do relator, conselheiro Nominando Diniz Filho, que apontou irregularidades graves na aplicação dos recursos públicos.

Entre os principais problemas identificados, o ex-prefeito não aplicou o percentual mínimo de 25% das receitas em educação, conforme determina a Constituição Federal. Além disso, o gestor não comprovou a aquisição e a destinação de 53 pneus adquiridos com recursos públicos.

Diante das falhas, o Tribunal imputou um débito no valor de R$ 96.900,00 ao ex-prefeito, que deverá ressarcir os cofres públicos. A decisão ainda cabe recurso.

O processo analisado foi o nº 03433/23 e integra o esforço do TCE-PB em garantir a correta aplicação dos recursos municipais, sobretudo nas áreas essenciais como a educação.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados