Partidas envolvendo clubes paraibanos estão entre os alvos de investigação da Operação Jogada Marcada, deflagrada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Polícia Civil de diversos estados. Jogos do Sousa, Auto Esporte e Nacional-PB são investigados sob a suspeita de fraude e manipulação de resultados. A informação é do jornalista Clilson Júnior, do portal ClickPB.
Segundo o MP-GO, os investigados faziam parte de um esquema criminoso que oferecia dinheiro a jogadores para manipularem lances específicos, como receber cartões, cometer pênaltis ou garantir resultados parciais nas partidas. Com esses eventos combinados, os fraudadores lucravam com apostas em sites esportivos. As fraudes já teriam movimentado ao menos R$ 11 milhões de forma ilícita.
Entre as partidas sob investigação estão:
- Nacional x Auto Esporte, pelo Campeonato Paraibano de 2023
- Sousa x Auto Esporte, também pelo Paraibano 2023
- Outras partidas de clubes nacionais como Avaí x Flamengo (Série A 2022) e jogos do Náutico na Série B também estão na lista
Em João Pessoa, a operação cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o ex-árbitro Dguerro Xavier, que foi preso no bairro dos Funcionários II, Zona Sul da capital paraibana.
Ao todo, a operação cumpre 10 mandados de busca e sete de prisão em estados como Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Essa é a terceira fase da ação do Gaeco, com desdobramentos das investigações iniciadas ainda em 2022. Ao todo, 32 pessoas já foram denunciadas por crimes como corrupção no esporte e organização criminosa.