Nesta terça-feira (18), o deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), usou a tribuna para rebater as críticas da oposição e dos agentes de segurança pública que reivindicam reajuste salarial. Em seu discurso, ele destacou os avanços nas políticas de segurança do estado e reforçou o compromisso do governo em valorizar os profissionais da área.
Chico Mendes citou exemplos de investimentos na segurança pública, como a aquisição de viaturas novas e equipamentos modernos. “As políticas públicas de segurança da Paraíba, seja de uma forma ou de outra, estão presentes. Ontem, durante uma caminhada na praia, vi quatro viaturas da Polícia Civil, zero quilômetro, passando em fila. Por onde se anda, a gente vê a estrutura de segurança pública próxima da população”, afirmou.
O deputado reconheceu que ainda há desafios a serem superados, mas garantiu que o governo está comprometido com a melhoria contínua. “Não dá para imaginarmos que tenhamos aqui a melhor segurança do Brasil ou do mundo. É claro que reconhecemos as limitações e o que ainda precisa ser feito. Mas, passo a passo, existe o compromisso do governo de apoiar, de estar presente e de ajudar a deputada Daniela [Carneiro] no que for possível para melhorar a segurança pública da Paraíba”, disse.
Chico Mendes também ressaltou a importância de valorizar os servidores da segurança pública, incluindo policiais civis, militares e agentes penais. “É preciso prestigiar nossos policiais e agentes, valorizando políticas de melhoria salarial que transformem a realidade desses profissionais”, declarou. Ele ainda destacou o papel da oposição em cobrar avanços, mas pediu reconhecimento pelos esforços já realizados. “O papel da oposição é cobrar mais, exigir, e nós reconhecemos isso. Mas é preciso fazer justiça ao esforço que o governo tem feito, com tantas políticas para melhorar a vida dos nossos policiais e agentes.”
O deputado lembrou ainda das mudanças positivas na segurança pública nos últimos anos, contrastando com o cenário do passado. “Quem não lembra de um passado não tão distante, como a polícia da Paraíba era tratada? Hoje, estamos preparando e equipando nossa polícia com viaturas e equipamentos à altura do que merecem. Os que acusam hoje são os que talvez queiram voltar a políticas ultrapassadas do passado”, completou.
Entenda
A fala de Chico Mendes ocorre após o governador João Azevêdo (PSB) comentar, na segunda-feira (17), sobre o protesto realizado por policiais civis, penais e militares na sexta-feira (14). Os agentes reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho. O governador classificou a manifestação como um ato político e criticou a participação de parlamentares no movimento.