Líderes culpam Hugo Motta por confusão no plenário, por conta de anúncio de “pauta surpresa“

Depois das cenas de agressão, com o deputado Glauber Braga (PSOL) sendo retirado à força e agredido por seguranças – assim como jornalistas –, líderes presentes ao plenário culpavam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela confusão na Casa. 

Segundo os líderes, “pauta surpresa” anunciada nesta terça-feira (9) por Motta, sem acordo prévio com eles, gerou um clima de insatisfação e inflamou o PSOL, partido de Glauber Braga.

Líderes ouvidos pelo g1 relataram que, na segunda-feira (8) à noite, eles participaram de um jantar, com a presença de Hugo Motta. Neste encontro, o presidente da Câmara avisou os líderes que a pauta do dia seguinte, terça-feira (9), seria dedicada à agenda econômica do governo Lula. 

Motta havia participado, antes, de uma reunião com os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Fernando Haddad (Fazenda) para combinar a votação dos projetos econômicos. 

“Aí fomos surpreendidos pelo anúncio da votação do projeto da dosimetria e das cassações do Glauber e da Zambelli durante a reunião de líderes. Estava tudo certo para votarmos a agenda econômica, aí veio a surpresa da nova pauta e gerou uma grande irritação na Casa. Ele não poderia ter feito isso sem acertar com os líderes”, afirmou um líder no plenário, ao lado de outros dois que também participaram das reuniões de segunda.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), dizia no microfone do plenário que Hugo Motta havia perdido as condições de presidir a Câmara. O clima ficou quente e tenso. 

Segundo os líderes, Motta não podia ter pautado as cassações dos deputados Glauber Braga e Carla Zambelli sem um acordo prévio, tampouco o projeto da dosimetriaque beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PSOL passou a acusar Motta de ter colocado a votação da cassação de Glauber Braga como compensação pela quase certa perda de mandato de Zambelli. 

“Os casos são totalmente diferentes, não dava para misturar, foi tudo armado com o Centrão e o PL”, reclamava o líder do PT, Lindbergh Farias. Ele não apoiava, porém, a atitude de Glauber de ocupar a cadeira do presidente da Câmara em protesto.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados