O PT deu posse, neste sábado (13), à deputada estadual Cida Ramos como nova presidente do partido na Paraíba. Ela substitui Jackson Macedo e se torna a primeira mulher a comandar a legenda em 45 anos de existência no estado. A posse ocorre num momento desafiador para a legenda, que busca resgatar o protagonismo enquanto faz composições com outras siglas.
O evento de posse contou com as participações do governador João Azevêdo (PSB), do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), além de outras lideranças políticas e movimentos sociais ligados ao PT.
A nova presidente do PT chega ao comando com desafio de unificar as alas internas para 2026 e resgatar o protagonismo, o que é um desafio.
Uma parte do partido, liderada por Cida, defende a manutenção da aliança com o governador João Azevêdo (PSB), mirando um palanque progressista para Lula. Mas com o desafio de ter como pré-candidato ao Palácio da Redenção o vice-governador que, apesar de já ter declarado voto em Lula, integra o PP, legenda que faz oposição ao Governo Federal no plano nacional.
Outra ala, mais ligada a Ricardo Coutinho, mira um movimento de ruptura com o governador. Há ainda quem defenda candidatura “puro sangue” na majoritária, em âmbito estadual. Mas é um movimento minoritário.
Enquanto o debate interno ocorre, o partido ainda se divide na eleição pela Câmara Federal, com uma disputa explícita entre o atual deputado Luiz Couto e o ex-governador Ricardo Coutinho, que vai lutar por uma vaga.