Lula diz que deve ligar para Trump se negociações sobre o tarifaço não avançarem nas próximas semanas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (4) que, se as negociações com os Estados Unidos sobre o tarifaço não avançarem até o final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), vai ligar novamente para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A COP começa na semana que vem e acaba no dia 24 de novembro.

Os dois presidentes se reuniram na Malásia no final de outubro. Foi a primeira vez que os dois presidentes se reuniram após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 50% a produtos brasileiros.

“Eu, quando terminar a COP, se não tiver marcado a reunião entre os meus negociadores e os negociadores do Trump, eu vou ligar para o Trump outra vez, porque ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”.

“O interesse é meu de negociar. Então ao terminar a COP, se não tiver tido a reunião, não terei nenhum problema de ligar para o presidente Trump. Não terei nenhum problema de ir a Washington, não terei nenhum problema de ir a Nova York e espero que ele não tenha nenhum problema de vir ao Brasil”, completou Lula.

Após o encontro entre os dois presidentes no mês passado havia uma expectativa de uma reunião com os americanos para discutir o tarifaço. O governo brasileiro espera que a reunião aconteça nos próximos 15 dias, em Washington.

Alguns integrantes acreditam, no entanto, que a reunião de cúpula do clima, em Belém (PA), pode inviabilizar um encontro na próxima semana. Nos dias 6 e 7 de novembro, a capital paraense já começa a receber chefes de Estado para a Cúpula de Líderes, evento que antecede a COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro.

O governo ainda não recebeu dos americanos as contrapartidas esperadas para a negociação. A percepção no Planalto é de que americanos ainda não sabem claramente o que vão cobrar do Brasil, mas é certo que as demandas vão aparecer no encontro em Washington.

O petista designou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ministro da Fazenda, Fernando Haddad e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira para negociarem com o governo americano.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados