Lula diz que espera que “nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil”

Em discurso para estudantes de cursinhos populares em São Bernardo do Campo, na manhã deste sábado (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a América Latina deve ser um “continente independente” e que “nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil”. 

Lula anunciou a ampliação da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) para o ano que vem, para atender estudantes que querem ingressar na universidade. O presidente estava acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Fazenda, Fernando Haddad. 

“Nós também fizemos a Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu. A gente quer formar uma doutrina latino-americana com professor latino-americano, com estudantes latino-americanos, para que a gente possa sonhar que esse continente um dia vai ser independente, que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil, porque a gente não vai aceitar”, disse Lula.

A declaração vem em meio a negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros. 

O presidente americano relacionou as tarifas a questões políticas internas do Brasil — como a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe —, o que tem feito Lula reforçar o discurso sobre soberania nacional. 

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados