Morre Edmilson Soares, ex-deputado e vereador de João Pessoa

O ex-deputado estadual e vereador de João Pessoa, Edmilson Soares (PSB), morreu na manhã deste domingo (21), aos 73 anos. O parlamentar estava internado em um hospital particular da Capital há alguns meses e a morte foi confirmada pelo seu filho, o deputado estadual Tanilson Soares, através de uma mensagem com a palavra “Luto” publicada em suas redes sociais.

O velório acontece a partir das 10h deste domingo, na Igreja Presbiteriana do bairro da Torre e o sepultamento no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro.

Trajetória

Antes de ingressar na política, Edmilson de Araújo Soares foi professor de matemática da rede pública estadual e municipal em João Pessoa. Também atuou na gestão escolar, sendo o primeiro diretor eleito do Lyceu Paraibano.

Foi vereador de João Pessoa entre os anos de 2001 e 2011, com três mandatos consecutivos, quando decidiu disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde permaneceu entre os anos de 2011 a 2023.

Nas Eleições de 2022, abriu mão de disputar a reeleição para deputado estadual, deixando o legado para seu filho, Tanilson Soares. Dois anos depois, em 2024, decide retornar à Câmara Municipal de João Pessoa pelo PSB, sendo eleito com 8.936 votos e iniciando seu quarto mandato no parlamento mirim.

Doença

Em 2020, Edmilson Soares foi internado em um hospital de João Pessoa, após sentir dores no abdômen e ser diagnosticado com um trombo no estômago. Na ocasião, o parlamentar foi submetido a uma cirurgia para retirada do rim direito e de um tumor.

Na semana passada, uma série de notícias falsas relacionadas a morte do parlamentar foram divulgadas na internet, obrigando a família a emitir notas desmentindo a informação.

Na sexta-feira (20), a médica Nairmara Cunha, sobrinha de Edmilson Soares, divulgou uma nota pública para esclarecer a situação do político e evitar novas especulações. Segundo ela, Edmilson enfrentava “uma doença grave, progressiva e irreversível, sem possibilidade de tratamento curativo”, mas adiantou que em nenhum momento foi levantada a possibilidade de desligamento de aparelhos.

“Em nenhum momento houve desligamento de aparelhos, suspensão deliberada de suporte vital ou qualquer conduta com a intenção de abreviar a vida. O que está acontecendo é o curso natural de uma doença grave, progressiva e irreversível, que infelizmente evolui com sofrimento e sem possibilidade de tratamento capaz de mudar esse desfecho”, disse.

Ainda de acordo com a nota divulgada por Nairmara, todas as decisões foram tomadas de forma conjunta com a equipe médica que acompanhou o político, levando em consideração “critérios éticos, técnicos e humanizados, com foco no alívio do sofrimento, no cuidado integral e no respeito à dignidade”.

“Não se trata de desistência, omissão ou abandono. Trata-se de cuidar, de não submeter alguém que amamos a intervenções fúteis, desproporcionais e geradoras de ainda mais sofrimento, garantindo conforto, presença e respeito até o fim”, frisou.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados