MP investiga ausência de cotas raciais nos concursos da Prefeitura de João Pessoa

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu um inquérito para apurar a falta de cotas raciais nos concursos públicos realizados pela Prefeitura de João Pessoa. A investigação foi iniciada no último dia 30 de junho, após uma denúncia feita pelo PSOL Paraíba.

De acordo com o partido, o município não possui legislação própria que garanta a reserva de vagas para pessoas negras, como já ocorre em nível federal e estadual. O caso está sob responsabilidade da promotora Fabiana Maria Lobo, da 46ª Promotoria de Justiça da Capital.

A promotora citou diversas normas que tratam do tema, como a Constituição Federal, o Estatuto da Igualdade Racial, a Convenção Interamericana contra o Racismo e leis que determinam a reserva mínima de 20% das vagas para candidatos negros em concursos públicos.

O MPPB também destacou que a Câmara Municipal de João Pessoa não avançou na tramitação do Projeto de Lei nº 1.267/2022, de autoria do prefeito Cícero Lucena, que propõe a adoção da política de cotas. A proposta está parada desde março de 2023.

A Prefeitura será notificada pelo Ministério Público e deverá prestar esclarecimentos. Ao final do inquérito, caso sejam confirmadas irregularidades, o órgão poderá entrar com uma ação civil pública para obrigar a adoção da política de cotas raciais nos concursos da capital.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados