Uma mancha escura voltou a surgir no mar entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, neste sábado (17). O fenômeno foi observado nas proximidades da foz do Rio Jaguaribe, após o volume elevado de chuvas registrado na região durante a semana.
A ocorrência é semelhante à registrada no mesmo trecho no dia 17 de março deste ano, quando uma mancha escura também chamou a atenção de banhistas e moradores.
Segundo nota da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a situação está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica no estuário do rio, causado pela baixa vazão do Jaguaribe. Com as fortes chuvas, esse material acaba sendo empurrado ao mar após o rompimento da barreira natural de contenção. O aspecto escuro e o odor forte da água seriam provocados pela decomposição de vegetação dos manguezais, processo considerado natural e conhecido como autodepuração.
A Sudema informou ainda que intensificou o monitoramento da balneabilidade no local desde março, realizando coletas duas vezes por semana. A próxima análise está prevista para segunda-feira (19).
Enquanto isso, o órgão ambiental orienta que a população evite entrar no mar próximo a rios e galerias durante o período chuvoso, como medida de precaução.