Uma operação conjunta realizada na madrugada desta terça-feira (22) pela Receita Federal e pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte resultou na apreensão de 201 quilos de skunk, uma variedade mais potente da maconha, nas proximidades de Mossoró, na região Oeste potiguar. Essas drogas seriam enviadas para Paraíba.
Segundo as autoridades, a droga estava embalada em gabinetes de computador, numa tentativa de despistar a fiscalização. O entorpecente era transportado em um caminhão e a carga estava avaliada em mais de R$ 5 milhões, sendo interceptada antes de cruzar a fronteira estadual.
Durante a ação, um homem foi preso em flagrante. A droga foi encaminhada para perícia, e as investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
Origem e desdobramentos
A apreensão é desdobramento de investigações iniciadas após outras duas ocorrências registradas neste mês, nos dias 4 e 10 de julho, que envolveram os estados do Amazonas, Pará e Ceará. Nessas operações, as autoridades já haviam apreendido um total de 988 quilos de maconha, parte da qual também tinha como destino final a cidade de Natal/RN.
As forças de segurança acreditam que as ações fazem parte de uma rota interestadual do tráfico, com ligações diretas entre a Região Norte e o Nordeste do país.