A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação “Devaste”, que resultou na desarticulação de uma organização criminosa atuante na comunidade Paulo Afonso, em João Pessoa. Segundo as investigações, o grupo ameaçava e expulsava moradores de suas casas para alugar os imóveis e utilizar o dinheiro no financiamento de atividades relacionadas ao tráfico de drogas.
De acordo com a polícia, além de expulsar as famílias, os criminosos também obrigavam os moradores a esconder armas e entorpecentes em suas residências, sob constantes ameaças.
A operação é fruto do avanço de investigações iniciadas no final de 2023, após registros de homicídios na região. As autoridades identificaram um esquema de dominação territorial e uso indevido dos imóveis para atividades ilícitas.
Durante a ação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão. A operação também resultou na apreensão de celulares, quantias em dinheiro, uma pistola e diversas munições.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e ampliar o combate às ações criminosas na região.