A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, da Unidade de Inteligência Policial (UNINTELPOL), da Delegacia de Polícia Civil de Rio Tinto/PB e da Delegacia de Polícia Civil de Maria Farinha/PE, deflagrou, na manhã desta segunda-feira (25), a Operação Chave Mestra, que resultou na prisão de três pessoas, sendo um deles um dos maiores estelionatários da Paraíba, a esposa dele e outro comparsa.
As investigações apontam que os suspeitos atuavam principalmente por meio de uma empresa de veículos, localizada no bairro da Torre, em João Pessoa, onde aplicavam diversas modalidades de fraude em negociações de automóveis. Conforme os autos do inquérito, os golpes já causaram prejuízos a mais de 30 vítimas, ultrapassando o montante de R$ 10 milhões.
O casal foi localizado e preso no município de Maria Farinha-PE, enquanto o outro indivíduo foi capturado na cidade de Rio Tinto-PB. O nome da operação faz referência ao instrumento utilizado para abrir portas de veículos, simbolizando o acesso ao núcleo central da organização criminosa, cuja estrutura é considerada ampla e ramificada.
As diligências terão continuidade a fim de identificar, localizar e responsabilizar outros integrantes possivelmente envolvidos, inclusive com ligações a órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, como cartórios, DETRANs e revendedoras de veículos.