A Paraíba recebeu o antídoto utilizado no tratamento de intoxicações causadas pela ingestão de metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, distribuído pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (10). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o medicamento se trata do Fomezipol, uma solução injetável.
Em nota, a SES informou que o antídoto foi enviado como parte da distribuição nacional destinada a garantir o atendimento em casos de emergência toxicológica. O estado tinha em seus serviços o medicamento, agregando as reservas.
Conforme a secretaria, caso haja necessidade de reposição, o pedido será encaminhado ao Ministério da Saúde. Não foi divulgada a quantidade de unidades da solução enviadas para a Paraíba. No estado, ainda não há casos confirmados de intoxicação pela substância. Na quinta-feira, uma morte suspeita foi descartada após exames.
O tratamento por Formezipol inclui injeção assim que houver suspeita de contaminação, sem necessidade de confirmação laboratorial, conforme o Ministério da Saúde. O protocolo inclui uma dose de ataque, seguida por doses menores a cada 12 horas, totalizando quatro aplicações principais.
A melhora costuma ocorrer dentro de 48 horas, conforme o organismo elimina o metanol. Em casos graves, o tratamento pode ser combinado com diálise, para acelerar a eliminação da substância.