Paraibano Lindbergh diz que vai à Justiça se Senado aprovar o PL da Dosimetria

O líder do PT na Câmara, o paraibano Lindbergh Farias (RJ), disse, nesta quarta-feira (17/12), que irá judicializar o projeto de lei da Dosimetriacaso o Senado aprove o projeto com uma emenda de redação, ou seja, sem voltar para a Câmara para que deputados tenham a palavra final. A matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deverá chegar ao plenário mais tarde.

Na comissão, o relator Espiridião Amin (PP-SC), acatou uma única emenda, apresentada por Sérgio Moro (União Brasil-PR), para limitar a redução de penas e regras mais brandas para a progressão de regime para condenados por crimes ligados aos ataques do 8 de Janeiro. A mudança foi considerada uma mudança redacional, sem afetar o mérito, o que implica que poderá ser levada direto à sanção presidencial sem precisar do aval da Câmara.

A manobra foi alvo de críticas de governistas e do presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), que tentou tornar a emenda meritória, mas foi derrotado pela oposição presente na sessão. O senador baiano conceceu quatro horas de vista para o parecer de Amin e, depois do prazo, colocará o projeto em votação.

“O que se tenta aprovar não é emenda de redação, mas emenda de mérito, que reescreve o projeto ao excluir da progressão de regime para centenas de crimes, com impacto em milhares de pessoas. Isso altera o núcleo estrutural da política penal e muda radicalmente os efeitos da lei”, diz Lindbergh em publicação no X.

O projeto aprovado na Câmara há uma semana se tornou alvo de críticas no Senado por abrir brecha para que condenados por outros crimes possam ser beneficiadas. Com a emenda de Moro, as novas regras, que incluem a progressão de regime após o cumprimento de 1/6 da pena, se aplicam até por condenações, mediante o exercício de violência ou grave ameaça, contra o Estado Democrático de Direito.

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados