A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A decisão — que recebeu 318 votos favoráveis, 141 contrários e 3 abstenções — ocorreu após a apresentação de uma emenda do PT, proposta como alternativa à cassação recomendada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
O processo contra Glauber foi aberto após representação do partido Novo, que o acusou de quebra de decoro por ter expulsado, com empurrões e chutes, o então integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro durante um episódio na Câmara, em abril do ano passado.
Em sua defesa, Glauber alegou que reagiu a uma perseguição promovida por Costenaro, que, segundo ele, teria inclusive proferido ofensas contra sua mãe, à época em estágio avançado de Alzheimer.
Sete deputados participaram da sessão de votação – exceto o presidente da mesa, Hugo Motta (Republicanos). Dos seis votantes paraibanos, a maioria se posicionou a favor da suspensão. Veja como votaram:
- Cabo Gilberto (PL) – Não
- Gervásio Maia (PSB) – Sim
- Luiz Couto (PT) – Sim
- Mersinho Lucena (PP) – Sim
- Murilo Galdino (Republicanos) – Sim
- Romero Rodrigues (Podemos) – Sim
- Ruy Carneiro (Podemos) – Sim
