PF deflagra operação contra extração ilegal de minério na terra indígena em Baía da Traição

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14), a Operação 231 para combater a extração ilegal de minério na terra indígena potiguara, em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, na extração ilegal não há recuperação da área degradada, o que torna a atividade muito prejudicial ao meio ambiente.

A Carta Magna considera os recursos minerais, inclusive aqueles localizados no subsolo, como bens da União (art. 20, IX). Além do minério, a terra indígena também é bem da União, por força do art. 20, XI, da Constituição.

O nome da operação diz respeito ao art. 231, § 3º, da Constituição Federal, que determina:

“§ 3º. O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.”

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados