A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), a Operação Long Range para investigar um esquema de invasão cibernética e desvio de recursos públicos da Prefeitura de Desterro, no Sertão da Paraíba. Segundo as investigações, hackers teriam invadido as contas bancárias da administração municipal e desviado R$ 82.650.
O golpe teria ocorrido em 2023, quando os criminosos conseguiram movimentar o dinheiro público para contas pessoais e de terceiros, utilizados como “laranjas”. Por meio de quebras de sigilos bancários autorizadas judicialmente, a PF rastreou os valores desviados e identificou os reais beneficiários do esquema.
A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, nos bairros Balneário Mar Paulista, Três Marias e Lageado. Os mandados foram expedidos pela 14ª Vara Federal de Patos/PB, que também determinou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos suspeitos.
Se confirmadas a autoria e materialidade dos crimes, os investigados poderão responder por furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 21 anos de reclusão.
O nome da operação, Long Range (“longo alcance”, em tradução livre), faz referência ao modo de atuação do grupo criminoso, que conseguiu realizar o furto de recursos públicos à distância.