O Pix por aproximação será lançado oficialmente, nesta sexta-feira (28). A função, desenvolvida desde o ano passado pelo Banco Central do Brasil, permite realizar pagamentos com o método instantâneo ao encostar o celular na maquininha, a partir da tecnologia NFC. O procedimento já é comum com cartões de crédito, e faz parte dos esforços do órgão governamental para desenvolver a modalidade. A função também promete agilizar as compras online, permitindo o pagamento com o Google Pay através de poucos toques. Nas linhas a seguir, entenda o que esperar da novidade.
Pix por aproximação: o que é e como vai funcionar?
O Pix por aproximação é uma modalidade de transferência mais prática: basta encostar o celular na maquininha de cartão do estabelecimento para realizar o pagamento. O procedimento acontece através da tecnologia NFC (Near Field Communication). Além de pagar compras de forma física, o novo meio de pagamento também poderá ser usado em compras online, com apenas um clique, sem fazer a leitura de um código QR ou usar a ferramenta Copia e Cola. O procedimento, que é semelhante ao pagamento por aproximação com cartão de crédito ou débito, tem o limite de R$ 500 por transação.
Até o momento, somente o Google Pay está cadastrado no Banco Central do Brasil (BC) e, por isso, a novidade só funcionará no Android, o sistema operacional do Google. Entretanto, espera-se que as instituições financeiras vinculadas ao open finance também liberem a opção em seus próprios aplicativos, já nesta sexta-feira (28).
Quais bancos e maquininhas estão vinculados?
Bancos que já testaram o Pix por aproximação:
Banco do Brasil
Bradesco
BTG Pactual
Caixa Econômica Federal
C6 Bank
Banco Itaú
PicPay
Santander
Maquininhas de cartão que terão suporte para o Pix por aproximação:
Azulzinha
Bin
Cielo
Fiserv
Getnet
Mercado Pago
Pagbank
Rede
Safra Pay
Sicredi
Stone
SumUp
Como usar o Pix por aproximação com o Google Pay?
No Android, habilite a tecnologia NFC. Para isso, acesse as configurações do dispositivo e toque em “Dispositivos Conectados” (ou “Conexões). Em “Preferências de conexão”, ative a opção “NFC”. Em seguida, acesse o app “Carteira” e toque no botão “Adicionar à Carteira”, na parte inferior direita da tela. Selecione a opção “Pix” e faça a vinculação de sua instituição financeira. Na hora do pagamento, peça para pagar com Pix e aproxime o leitor de NFC do seu celular à maquininha (ou outro smartphone) pertencente ao estabelecimento. Confirme os detalhes da transação e toque em “Próxima” para concluir.
Como usar o Pix por aproximação no aplicativo do banco?
Para realizar Pix por aproximação pelo app do seu banco, acesse a plataforma da instituição bancária e toque em “Pix por aproximação”. Em seguida, aproxime seu telefone do Código QR disponibilizado na maquininha do estabelecimento. Siga as instruções do aplicativo para finalizar a transação. Vale destacar que o procedimento pode variar de acordo com cada instituição. Em alguns casos, por exemplo, pode ser necessário inserir a sua senha ou biometria para concluir a transação.
*TechTudo