Pix por aproximação começa nesta sexta-feira; entenda o que esperar

O Pix por aproximação será lançado oficialmente, nesta sexta-feira (28). A função, desenvolvida desde o ano passado pelo Banco Central do Brasil, permite realizar pagamentos com o método instantâneo ao encostar o celular na maquininha, a partir da tecnologia NFC. O procedimento já é comum com cartões de crédito, e faz parte dos esforços do órgão governamental para desenvolver a modalidade. A função também promete agilizar as compras online, permitindo o pagamento com o Google Pay através de poucos toques. Nas linhas a seguir, entenda o que esperar da novidade.

Pix por aproximação: o que é e como vai funcionar?

O Pix por aproximação é uma modalidade de transferência mais prática: basta encostar o celular na maquininha de cartão do estabelecimento para realizar o pagamento. O procedimento acontece através da tecnologia NFC (Near Field Communication). Além de pagar compras de forma física, o novo meio de pagamento também poderá ser usado em compras online, com apenas um clique, sem fazer a leitura de um código QR ou usar a ferramenta Copia e Cola. O procedimento, que é semelhante ao pagamento por aproximação com cartão de crédito ou débito, tem o limite de R$ 500 por transação.

Até o momento, somente o Google Pay está cadastrado no Banco Central do Brasil (BC) e, por isso, a novidade só funcionará no Android, o sistema operacional do Google. Entretanto, espera-se que as instituições financeiras vinculadas ao open finance também liberem a opção em seus próprios aplicativos, já nesta sexta-feira (28).

Quais bancos e maquininhas estão vinculados?

Bancos que já testaram o Pix por aproximação:

Banco do Brasil
Bradesco
BTG Pactual
Caixa Econômica Federal
C6 Bank
Banco Itaú
PicPay
Santander

Maquininhas de cartão que terão suporte para o Pix por aproximação:

Azulzinha
Bin
Cielo
Fiserv
Getnet
Mercado Pago
Pagbank
Rede
Safra Pay
Sicredi
Stone
SumUp

Como usar o Pix por aproximação com o Google Pay?

No Android, habilite a tecnologia NFC. Para isso, acesse as configurações do dispositivo e toque em “Dispositivos Conectados” (ou “Conexões). Em “Preferências de conexão”, ative a opção “NFC”. Em seguida, acesse o app “Carteira” e toque no botão “Adicionar à Carteira”, na parte inferior direita da tela. Selecione a opção “Pix” e faça a vinculação de sua instituição financeira. Na hora do pagamento, peça para pagar com Pix e aproxime o leitor de NFC do seu celular à maquininha (ou outro smartphone) pertencente ao estabelecimento. Confirme os detalhes da transação e toque em “Próxima” para concluir.

Como usar o Pix por aproximação no aplicativo do banco?

Para realizar Pix por aproximação pelo app do seu banco, acesse a plataforma da instituição bancária e toque em “Pix por aproximação”. Em seguida, aproxime seu telefone do Código QR disponibilizado na maquininha do estabelecimento. Siga as instruções do aplicativo para finalizar a transação. Vale destacar que o procedimento pode variar de acordo com cada instituição. Em alguns casos, por exemplo, pode ser necessário inserir a sua senha ou biometria para concluir a transação.

*TechTudo

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados