Agentes das forças de segurança da Paraíba voltaram a se manifestar nesta sexta-feira (21) e bloquearam o trânsito em frente à Granja Santana, residência oficial do governador do estado. O ato ocorre um dia após o governo apresentar uma nova proposta de reajuste salarial, que não foi bem recebida pela categoria.
A presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira do Estado da Paraíba (Aspol-PB), Suana Melo, criticou a oferta apresentada pelo governo e lamentou que a média salarial do Nordeste não tenha sido debatida na reunião. “Na verdade, não houve nenhum incremento à altura do que se esperava para atingir a média Nordeste. Hoje, os policiais ganham metade do que se paga em estados vizinhos”, afirmou durante a manifestação.
Proposta do governo
Na noite da última quinta-feira (20), o governo da Paraíba sinalizou um aumento gradual de 10% para os agentes das forças de segurança. A proposta, apresentada pelo secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, também prevê a implementação do pagamento por meio de subsídio a partir de janeiro de 2026.
Apesar do reajuste oferecido, os policiais demonstram insatisfação e seguem pressionando o governo para que o salário da categoria seja equiparado à média regional.