A prefeita da cidade de Piripiri (PI), Jôve Oliveira (PT), publicou um vídeo em suas redes sociais, nessa quinta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, com um discurso antirracista, mas errou na mensagem. Ao se maquiar com uma base escura, Jôve acabou cometendo o preconceito racial com uso da prática de “blackface”.
A prática racista acontece quando uma pessoa não negra pinta sua pele com tinta escura para representar, de forma caricata e estereotipada, indivíduos negros.
No vídeo, a prefeita já aparece com o rosto pintado e, à medida que discursa, vai retirando a tinta com um pano, revelando sua verdadeira cor de pele. Primeiro, diz ser branca por ser filha de pais brancos, depois que isso não define caráter e que, quando morrer “a mesma terra que come o branco, também come o negro”.
No meio do discurso ela ainda afirma: “E antes que algum racista me chame de babaca, babaca é você que insiste em ser preconceituoso”.
Desculpas
Após apagar o vídeo polêmico com a repercussão negativa, a prefeita voltou a publicar, nesta sexta-feira (21), em seu Instagram, uma retratação pedindo desculpas pela postura.
“Hoje venho reconhecer um equívoco que cometi, sem qualquer intenção de ofender, ao publicar um vídeo nas minhas redes sociais. […] Logo eu, que sempre lutei contra todo tipo de preconceito e discriminação, que sou antirracista na prática, infelizmente, por desconhecer o significado do blackface, acabei cometendo esse equívoco,” afirmou.
Veja:
