O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, afirmou nesta segunda-feira (7) que a legenda não deve conseguir eleger dois deputados federais nas eleições de 2026. No Estado, atualmente o partido tem o deputado Luiz Couto, que pretende disputar a reeleição, no Congresso Nacional. O ex-governador Ricardo Coutinho também pretende disputar o cargo.
Segundo Jackson, apesar do histórico de vitórias do PT, que elege ao menos um deputado federal desde 1998, a realidade atual aponta um cenário desafiador para ampliar essa representatividade. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
“O PT é o único partido da Paraíba que elege deputado federal desde 1998. Nenhum outro tem esse histórico. Mas, na minha opinião, não faz dois. Eu não vou enganar as pessoas”, declarou.
O dirigente partidário foi direto ao apontar os obstáculos, mencionando o alto coeficiente eleitoral necessário para garantir duas cadeiras na Câmara Federal.
“O coeficiente hoje gira em torno de 300 a 320 mil votos. O PT nunca teve isso, nem nos melhores momentos, como na primeira eleição de Lula, quando Luiz Couto chegou perto de 100 mil votos. Nunca atingimos esse patamar”, explicou.
Jackson Macêdo também afirmou que não pretende criar falsas expectativas dentro do partido e reconheceu que o foco deve estar em ampliar o número de representantes na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
“Não vou enganar a base do PT. Vamos lutar por mais, mas dizer que faremos dois federais é muito difícil. Agora, para a Assembleia, temos condições reais de aumentar nossa bancada, com uma chapa consistente”, completou.