Secretário de Infraestrutura de João Pessoa é intimado pelo TCE por supostas irregularidades em pregão de R$ 124 milhões

O secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, foi intimado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para prestar esclarecimentos em sessão marcada para o dia 20 de maio de 2025, conforme publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE desta sexta-feira (28).

Conforme apurado pelo AtivoPB, a intimação refere-se ao processo nº 06873/24, instaurado a partir de uma denúncia da empresa FGTECH Serviços e Participações LTDA, que apontou possíveis irregularidades no Pregão Presencial nº 11001/2024, orçado em R$ 124,7 milhões, destinado à contratação de empresa especializada no gerenciamento da iluminação pública da capital paraibana.

Denúncia considerada procedente

Tanto o setor de auditoria do TCE, quanto o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), consideraram a denúncia procedente, apontando irregularidades graves e insanáveis no processo licitatório. Entre os principais pontos destacados, estão:

  • Escolha do pregão presencial sem justificativa válida, contrariando a regra da licitação eletrônica prevista na Lei 14.133/2021;
  • Exigência de cálculos luminotécnicos na fase de amostras, considerados onerosos e restritivos à competitividade;
  • Ausência de resposta adequada da administração pública a impugnações feitas ao edital;
  • Possível tentativa de direcionamento do certame;
  • Risco de ineficácia da decisão final, caso os atos do pregão não fossem suspensos cautelarmente.

A auditoria do TCE recomendou a suspensão imediata do certame, sugestão que foi acatada pelo relator do processo. A suspensão judicial do pregão também já havia sido determinada em decisão liminar no Mandado de Segurança nº 087841-05.2024.8.15.2001, impetrado por outra empresa interessada.

Parecer do Ministério Público de Contas

Em parecer assinado no dia 13 de fevereiro de 2025, o procurador Manoel Antônio dos Santos Neto, do MPC, reforçou o entendimento pela procedência da denúncia e pediu:

  1. Reconhecimento da irregularidade do pregão;
  2. Aplicação de multa ao secretário Rubens Falcão, nos termos da Lei Orgânica do TCE-PB;
  3. Recomendações para que a gestão municipal observe rigorosamente a legislação vigente, a fim de evitar novas infrações;
  4. Unificação de outros dois processos que tramitam no TCE sobre o mesmo pregão, para evitar duplicidade de julgamento.

Próximos passos

Rubens Falcão e os demais envolvidos no processo foram intimados a comparecer à sessão da 2ª Câmara do TCE, marcada para o dia 20 de maio de 2025, onde deverão apresentar os esclarecimentos considerados necessários.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados