Os representantes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2025 e dirigentes da CBF se reuniram nesta quarta-feira (12) para aprovar uma série de mudanças para a competição. Entre as principais novidades estão a criação de um Comitê Consultivo Internacional de Arbitragem, a adoção do Sistema de Bolas Múltiplas, a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes e a implementação do Protocolo Global de Combate ao Racismo.
Confira todas as novidades do Brasileirão 2025:
Comitê Consultivo Internacional de Arbitragem
O Brasileirão contará com um Comitê de Especialistas Internacionais de Arbitragem para avaliar as decisões dos árbitros durante a competição. O grupo será formado por:
- Nicola Rizzoli (árbitro da final da Copa do Mundo de 2014);
- Néstor Pitana (árbitro da final da Copa do Mundo de 2018);
- Sandro Meira Ricci (árbitro brasileiro com experiência nas Copas de 2014 e 2018).
A equipe multidisciplinar contará ainda com nomes como Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
Sistema de Bolas Múltiplas
A Série A implementará o Sistema de Bolas Múltiplas, inspirado na Premier League, para garantir mais tempo de bola rolando. O modelo funcionará com 16 bolas posicionadas ao redor do campo, em suportes específicos, permitindo que os jogadores peguem rapidamente a bola para repor o jogo. O papel dos gandulas será apenas repor as bolas nos suportes.
Paralisação do Brasileirão durante Datas FIFA
Pela terceira vez na história, o Campeonato Brasileiro será interrompido durante as Datas FIFA. Isso significa que:
- Os jogos não acontecerão durante os períodos em que a Seleção Brasileira estiver em campo;
- Times com jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim da Data FIFA e suas partidas no Brasileirão.
Paralisação para o Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes da FIFA, que acontecerá de 15 de junho a 13 de julho, fará com que o Brasileirão seja pausado neste período. Quatro clubes brasileiros já estão garantidos na competição: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo. Durante a paralisação, os outros times terão a opção de realizar intertemporadas ou excursões internacionais.
Protocolo Global de Combate ao Racismo
O Protocolo Global de Combate ao Racismo será adotado no Brasileirão 2025, seguindo a regulamentação da FIFA. O protocolo estabelece um gesto global contra o racismo, onde jogadores, árbitros e oficiais podem cruzar os braços em forma de “X” para denunciar atos racistas.
A CBF foi a primeira confederação do mundo a implementar punições desportivas para casos de racismo em seu regulamento. Segundo Rodrigo Cintra, gestor da Comissão de Arbitragem, a instrução para o acionamento do protocolo será rigorosa durante toda a competição.
Limite de estrangeiros mantido
Os clubes poderão continuar inscrevendo até nove jogadores estrangeiros, mantendo a regra implementada na edição de 2024.
Protocolo de Concussão
O Protocolo de Concussão da CBF será implementado no Brasileirão 2025, garantindo uma substituição extra caso um jogador sofra um trauma na cabeça durante a partida. O médico da equipe será o único responsável por diagnosticar a concussão e deve comunicar o árbitro usando um cartão vermelho.
📌 Regras do protocolo:
- A substituição extra pode ser usada uma única vez por equipe no jogo;
- O jogador substituído ficará afastado por no mínimo 5 dias após o trauma.
Nova bola oficial da competição
O Brasileirão 2025 terá como bola oficial a Nike Flight 25, que contará com um novo design exclusivo para a temporada.
Formato de disputa mantido
O regulamento da competição permanece o mesmo:
- Primeiro turno: 19 rodadas;
- Segundo turno: 19 rodadas;
- Final da competição: 21 de dezembro de 2025.
- Pela primeira vez, o Brasileirão será disputado ao longo de 10 meses, começando em 29 de março.
Inscrição de atletas
- Mínimo de 35 jogadores inscritos até 28 de março (véspera do início do torneio);
- Máximo de 50 jogadores inscritos até 12 de setembro (véspera da 23ª rodada);
- Substituição máxima de 8 jogadores até 3 de outubro (antes da 27ª rodada).