STF acredita que Trump prepara fuga de Bolsonaro para os EUA

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam com preocupação a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentar deixar o Brasil para escapar de uma eventual prisão. De acordo com integrantes da Corte, há sinais claros de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria criando as condições políticas e diplomáticas para viabilizar uma fuga de Bolsonaro, por meio da concessão de asilo político.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, as suspeitas ganharam força nos bastidores do Judiciário após aliados do próprio ex-presidente confidenciarem a magistrados que Bolsonaro está em pânico com a possibilidade de ser preso. O temor se intensificou nos últimos dias com as declarações públicas de Trump, que impôs uma sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros, alegando que o ex-mandatário brasileiro estaria sendo vítima de uma perseguição política.

Caça às bruxas

Em publicação recente, Trump escreveu em tom dramático: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!” Três dias antes, já havia afirmado em sua rede social: “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo.” Em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o republicano foi ainda mais direto, chamando o processo contra Bolsonaro de “vergonha interna” e cobrando o fim imediato do julgamento: “Este julgamento não deveria estar acontecendo”, escreveu Trump.

Para ministros do STF, esse tipo de declaração não apenas reforça o discurso de perseguição, mas pode servir de justificativa para um eventual pedido de asilo nos Estados Unidos. Eles lembram que Bolsonaro já demonstrou sinais de que cogita deixar o país, como em dezembro de 2022, quando viajou aos EUA dias antes da posse de Lula, alegando ter um “pressentimento” de que poderia enfrentar problemas no Brasil.

Outro episódio que aumentou a desconfiança foi o período em que Bolsonaro permaneceu por duas noites hospedado na embaixada da Hungria, em Brasília, pouco depois de ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal. O governo húngaro, comandado pelo ultraconservador Viktor Orbán, é aliado ideológico do ex-presidente brasileiro.

Além disso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, já está estabelecido nos Estados Unidos, onde se define como um “deputado em exílio”. O gesto é visto como mais um indício de que o entorno bolsonarista vem se preparando para uma possível retirada do país.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados