O Supremo Tribunal Federal (STF) prossegue, nesta segunda-feira (26/5), com as oitivas das testemunhas de defesa em ação que apura suposta trama golpista que tinha como objetivo manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após sua derrota eleitoral em 2022. A semana começa com os depoimentos das testemunhas do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.
As oitivas são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo na Corte. É previsto que, ao todo, 10 testemunhas de defesa de Augusto Heleno sejam ouvidas nesta segunda (veja lista abaixo).
Heleno indicou outras testemunhas, no entanto, como elas são conjuntas e só vão depor uma vez, algumas falam em outros dias. Na última sexta-feira (23/5), por exemplo, falou como testemunha de Heleno, o ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Entre os nomes de maior destaque que prestam depoimento nesta segunda estão o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o general Carlos José Russo Penteado, que foi o número dois do GSI na gestão de Gonçalves Dias, o G. Dias, no atual governo Lula.