TCE adia julgamento sobre indicação de Alanna Galdino e envia processo para auditoria

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) adiou, nesta quarta-feira (9), o julgamento da representação do Ministério Público de Contas (MPC) que questiona a indicação de Alanna Galdino ao cargo de conselheira da Corte. O nome foi apresentado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima.

O pedido de adiamento partiu do relator do processo, conselheiro Nominando Diniz, que solicitou o envio da peça para análise da Auditoria de Contas e já marcou nova data para julgamento: 23 de abril.

“Peço sobrestar este processo, retirar de pauta, encaminhar para o exame da Auditoria o processo de representação e, posteriormente, envio ao Ministério Público de Contas”, declarou Diniz durante a sessão.

A procuradora do MPC, Isabella Barbosa, usou a tribuna para defender a legalidade do questionamento feito pela instituição. Em discurso firme, afirmou que cargos de poder devem ser ocupados por mérito pessoal, e não por indicação de terceiros. “É preciso que tanto os homens quanto as mulheres, ao alcançarem cargos de poder, representem o coroamento de sua própria trajetória”, pontuou.

O relator, no entanto, demonstrou desconforto com o posicionamento da procuradora e questionou o presidente do TCE, Fábio Nogueira, pela abertura de fala ao MPC antes do parecer técnico. “O denunciante não pode denunciar, analisar, dar parecer e julgar. Pela primeira vez estou vendo isso em 22 anos”, criticou Diniz, deixando claro que discursos não influenciarão sua atuação no caso.

A sessão foi acompanhada por deputados estaduais como Felipe Leitão (PSD), Danielle do Vale (Republicanos), Galego de Sousa (PP), Dra. Paula (PP) e Bosco Carneiro (Republicanos).

O MPC sustenta que a indicação de Alanna Galdino não atende aos critérios legais e constitucionais exigidos para o cargo. Já a Assembleia Legislativa defende que todos os trâmites foram cumpridos conforme a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Casa.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados