Por unanimidade, os conselheiros do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) aprovaram, nesta quarta-feira (30), a posse de Alanna Galdino como nova conselheira da Corte. Ela ocupará a vaga deixada com a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima e deve tomar posse ainda hoje.
A nomeação da filha do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), foi retomada após pedido de vista do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Franca, que manteve críticas à escolha.
Segundo o chefe do MPC, Alanna não cumpre o requisito constitucional de possuir mais de 10 anos de comprovada experiência jurídica. Ele destacou que a própria auditoria do TCE apontou a existência de indícios de que ela teria sido “servidora fantasma” e que sua atuação anterior foi em cargo técnico de nível médio, incompatível com a exigência do cargo de conselheira.
Outro ponto levantado pelo procurador foi a incompatibilidade entre a suposta atuação como servidora em João Pessoa e a matrícula de Alanna em curso de Medicina em Campina Grande, em turnos coincidentes.
Apesar dos questionamentos, o pleno do TCE aprovou a posse sem divergências.