TCE emite alerta à Prefeitura de Patos por excesso de contratações temporárias

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta formal à Prefeitura Municipal de Patos, sob a responsabilidade do prefeito Nabor Wanderley, devido ao elevado número de contratações por tempo determinado no quadro de servidores do município.

Conforme apurado pelo AtivoPB, de acordo com o alerta nº 00140/25, publicado nesta quarta-feira (26), a contratação de servidores temporários na gestão municipal atingiu o índice de 84,68% em relação ao número de servidores efetivos, o que contraria o artigo 6º da Resolução Normativa RN-TC nº 04/2024, atualizada pela Resolução nº 05/2024.

O relatório técnico que fundamenta o alerta, analisado pelo conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho, aponta que o número excessivo de vínculos temporários pode gerar reflexos negativos nas áreas orçamentária, financeira e patrimonial, além de possíveis implicações nas esferas eleitoral, trabalhista, cível e criminal.

O TCE-PB orienta que a Prefeitura de Patos adote, com urgência, medidas de correção ou prevenção, sob pena de comprometimento futuro na prestação de contas da gestão municipal.

A prática de contratações temporárias só é permitida em casos de necessidade excepcional e deve observar limites legais e constitucionais. A Corte de Contas já havia estabelecido, por meio da normativa em vigor, que o percentual máximo de servidores temporários deve ser de até 30% do total de servidores efetivos — o que não foi respeitado, segundo o relatório de acompanhamento da gestão.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados