TCE julga nesta quarta-feira ação do MPC contra nomeação de Alanna Galdino

A ação movida pelo Ministério Público de Contas (MPC) contra a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) será julgada na sessão desta quarta-feira (9), na Corte de Contas.

No pedido, o MPC alega que a escolha da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) não seguiu os critérios constitucionais e regimentais exigidos para o cargo. A Assembleia, por sua vez, defende a legalidade do processo e sustenta que todo o rito seguiu o que determina a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Casa.

A controvérsia sobre a indicação também foi parar no Judiciário. Na semana passada, a juíza Virgínia Lúcia Fernandes Martins de Aguiar, da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, suspendeu temporariamente o processo de nomeação, acatando ação movida pelo ex-prefeito Cláudio Chaves, adversário político da família Galdino em Pocinhos. A decisão citava a ausência da sabatina pública obrigatória como vício formal no trâmite legislativo.

Entretanto, a suspensão foi revertida por decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, que autorizou o prosseguimento do processo. Na liminar, o magistrado afirmou que possíveis falhas administrativas internas da ALPB não são suficientes para comprovar a ilegalidade da indicação.

A decisão desta quarta-feira pode definir os rumos da indicação da filha do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, para o TCE-PB.

Leia mais notícias no AtivoPB

Mais lidas

Vídeos

Publicidade

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template

Sobre nós

Jornalismo autêntico, rápido e baseado em dados oficiais. Com ética e transparência, buscamos conectar você com a verdade, trazendo notícias relevantes e confiáveis para além da Paraíba. Aqui, a informação tem valor e propósito.

© 2024 Criado por Portal Ativo PB – Todos os Direitos Reservados